segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Facebook: O lugar perfeito


As pesquisas apontam sua soberania, todo mundo fala nele e tenho certeza que enquanto você lê isso ele está aberto. O Facebook. Sim, nosso camarada que chegou como quem não queria nada aqui no Brasil, derrubou o Orkut e quem ousasse passar sua preferência.
Observe seus hábitos. Você acorda, escova os dentes (ou nem dá tempo) e corre pra ver o Facebook. Tá de bobeira, corre pra olhar suas atualizações no Facebook. Almoça, janta, namora, fofoca, reclama, desabafa, fica feliz...tudo neste bendito Facebook!
Não vai demorar muito para nós agregarmos a essa listinha, compras de vários produtos, serviços bancários  e um monte de coisas que na prática você teria que ir no site da empresa ou levantar da frente do PC e caminhar até a loja. Para quê complicar, se podemos fazer tudo isso e mais um pouco no Facebook?!
Não, não é pensamento altruísta. É aplicativo e visão mercadológica.
Isso foi só um pouquinho da discussão que rolou no Alagoas Social Media, que aconteceu aqui em Maceió no último sábado (20). O evento foi maravilhoso, bem organizado e com palestrantes de ponta. Quem não foi perdeu :).
Voltando ao Facebook, o E-Commerce encontrou nele o lugar perfeito para vender. Claro! Olhe as pesquisas: você passa boa parte do tempo aqui, logado nele. E fomos nós que impulsionamos as empresas a virem para cá. Como? Falando delas, curtindo e compartilhando.
Nessa vibe, o Facebook (e as outras redes sociais também) vão ser importantíssimos tanto para quem vende como para quem compra.
É uma tendência, mas tem empresa brasileira que já está desenvolvendo APPs para você comprar diretamente do seu face. Aquela história de 'Login e senha' em todo site de compra, vai cair em desuso. Para quê um monte de senha se você pode estar logado pelo Face, fazer seu pedido e tchau e benção?!
Exemplos: o Bradesco já desenvolveu um aplicativo para seus clientes usarem o internet banking pela rede social. O Walmart também tem um APP que você monta um time para ganhar descontos em suas compras.
A Netshoes inovou e agora você faz seu pedido só com e mail e CPF no site e na fan page você também faz compras, acessa o SAC e interage com os outros aplicativos disponíveis (como o Pinterest).
#Ah, você que tem uma loja, conhece alguém que tem ou tá a fim de uma grana, não pode deixar de conhecer isso aqui: o Payvment. Isso é a primeira plataforma de comércio social para o Facebook. E o melhor de tudo: é grátis! Nela você faz sua loja para funcionar no Facebook. Isso é um achado, empreendedores!

#Se liga no novo calendário do E-Commerce no Brasil
Essa história de datas para vendas na internet começou com os americanos e agora já invadiu o Brasil. As mais conhecidas são o Black Friday, Cyber Monday, Boxing Day e o Dia do Frete Grátis. Claro que já temos o nosso calendário e 2013 promete bombar no Facebook as vendas nesse esqueminha que expliquei aí em cima.
Vale muito dar uma olhada neste calendário que o site E-Commerce Brasil traz.

#Faça conteúdo, pense no cliente
Não sei se esse é o novo lema, mas é uma das estratégias de várias marcas para fisgar clientes e vender. Não basta mais pensar só no conteúdo, só no seu produto. Pense antes naquilo que seu cliente quer. Olhe para o site de algumas empresas. Não é mais só sobre o produto. É notícia sobre tudo aquilo que tem relação, mas sobretudo mostra que quem vende está preocupado em saber o que interessa quem compra.

É gente, eu lembro de um dia que brinquei aqui falando sobre o poder do Facebook e questionando se um dia ele venderia comida. Time is cooming soon!
Já ia esquecendo! Lá vai umas dicas de uma galera que vale a pena seguir no Twitter: @ginag - representante do Tumblr na América Latina; @inagaki ( do blog "Pensar enlouquece, pense nisso"); @ianblack; @vetexonline (da Vetex online) ... Outro post eu indico outros


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