sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Efeito Avenida Brasil na internet



Quem balançou e deu o que falar nas redes sociais em 2012 foram os personagens e todos os memes criados pela novela global Avenida Brasil. Até tutorial para ensinar como colocar sua foto congelada igual a cena final de cada capítulo bombou.
Todas as noites às 21 horas nas redes sociais a sensação que se tinha era de si-lên-cio to-tal! A coisa só voltava a ter movimento quando algo muito bombástico ou o comercial aparecia, e todo mundo corria para o computador mais próximo para comentar o que achou e o que estava sentindo no embalo do OiOiOi.
Com o final da trama anunciado e comentários por todos os lados de curiosos afoitos em saber quem matou Max e quem salvou Tufão do sequestro, fui dar uma olhada no Facebook e no Twttier e ver como era a repercussão desse buzz todo na web.
Para minha surpresa (não esperava tanto), todos os personagens que eu lembrei o nome possuem alguma Fan Page, comunidade, perfil fake nas redes sociais. Para começar o breve levantamento e para se ter uma ideia, a página oficial (ou não) da novela possui 403 mil curtidas. Uma outra página semelhante possui mais de 97 mil curtidas. Conteúdo? Sim, com muita frequência e em alguns casos muita irreverência.

O #OiOiOi que movimentou o Twitter todas as noites 

A frase da personagem Nina "Me serve vadia" deu a reviravolta na trama e irou hit na internet. No Twitter, um dos perfis criados, e que se intitula 'oficial', possui mais de sete mil seguidores. Outros personagens importantes também ganaharam perfis 'oficiais' e vários 'fakes'no Twitter. É o caso do @TufaoCongela, @Jorginhojogador, @IvanadoBebezao, @TufaoOficial e tantos outros sobre a @lAvenidaBrasil

Quem tem FanPage e fakes no Facebook
Seria mais fácil eu dizer que não tem. Tem tanta página, tanto fake, tanta coisa falando sobre essa novela no Facebook que chega a ser curioso e impressionante. Eu listei algumas páginas que encontrei e que tem frequência de conteúdo.
As mais curtidas e que foram criadas a partir de frases da novela também entram na lista.
Me serve vadia - um dos grandes memes que a novela criou, fez sucesso e várias páginas de humor pegaram carona na sua viralização.
Zezé Amendoim - A empregada curiosa e que caiu no gosto da galera com sua dancinha na sala da família Tufão, ganhou Fan page e outras várias comunidades e páginas sob o nome 'Eu quero ver tu me chamar de amendoim'
Jorginho e Nina são os que mais possuem perfis que levam seu nome; outro punhado de páginas e comunidades, além da página que criaram para o casal de pombinhos: Nina e Jorginho. Esta, possui a marca expressiva de 23 mil curtidas.
Tufão, o grande enganado da novela também fez sucesso nas redes sociais. Em uma das páginas atribuídas, a Jorge Tufão, são mais de 9 mil curtidas.
Suelen, a moça periguete que fez a moda na cabeça das mulheres também conseguiu mais de três mil fãs em uma Fan page no Fb.
Cadinho, Max, Nilo, Leleco, Carminha, Ivana, e outros personagens não ficaram de fora. Joga na busca do Face ou do Twitter que você acha fácil fácil mais de um perfil ou página.
Não é só a internet que viraliza. As novelas mostram que a televisão está mais viva do que nunca. Nesse caso, as redes sociais foram coadjuvantes de um sucesso meteórico. Pode acreditar, essa avenida vai deixar saudades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário