segunda-feira, 22 de agosto de 2011

22 de agosto. O que se comemora?


Dia 22 de agosto. Uma data que poucos sabem ao certo o que se comemora. Poderia ser menos esquecido se estivesse marcado de vermelho no calendário, sinalizando um feriado nacional. Mas como um dia já ouvi, dia do folclore é pra estudante (?).
Já no outro extremo estão os que sobrevivem das manifestações culturais e os que lutam para mantê-la viva. Estes na maioria dos casos lamentam que no dia destinado a comemoração só reste lamento por conta do desdém do poder público ou pela sociedade que pouco lembra que existem grupos folclóricos.
É vergonhoso saber da persistência e dedicação de muitos... poucos em prol da cultura popular.
O Brasil pulsa cultura, é o país que mais possui misturas de todos os tipos, porém essa grandiosidade contrasta com a desvalorização da maioria. Já cheguei ao ponto de ouvir uma pessoa dizer que os grupos folclóricos eram bonitinhos, mas ultrapassados, deviam ser esquecidos.
Aqui em Alagoas não faltam grupos tradicionais e estilizados, muitos são pedaços importantes da construção identitária, mas que acabam esquecidos.
Pela cidade nada lembra a data a não ser um ponto aqui outro ali montado pela prefeitura para alguns grupos se apresentarem. É a predominância do pensamento de que aquilo que não dá lucro não merece atenção.
Enfim, para aqueles que vivem dela (cultura), apoiam, pesquisam ou tem qualquer envolvimento dói saber que algo importante passa despercebido entre as pessoas.
*imagem do Google Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário