sábado, 16 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2: Ficção ou retrato da realidade?

Bom, pra iniciar os trabalhos, vou postar sobre o longa Tropa de Elite 2, que em menos de duas semanas em cartaz, já ultrapassou 3 milhões de exibições.
Durante o feriado, dia 12, fui ao cinema movida pela curiosidade que cercava o filme. Depois de ter sido alvo da pirataria na primeira edição, o segundo longa foi literalmente blindado, para que seu conteúdo não vazasse antes da estreia.
Com um elenco de peso e atacando a cúpula da segurança pública sem medo, saí do cinema pensativa com tudo que vi.
Durante todo o filme, fiquei num estado entre a concentração de espectador e a reflexão de quem acaba convivendo dentro de um meio onde circulam pessoas dos mais diferentes níveis de hierarquia.
A realidade das cenas e da história  me fez identificar vários personagens que cercam meu pequeno mundo.
Padilha foi corajoso em expor no filme um Brasil atual. A violência que cerca a sociedade atual acaba deixando todos embrutecidos e crentes que apenas a violência pode combatê-la. Em muitos momentos várias pessoas vibravam com as palavras, do agora Coronel Nascimento, de repúdio às ações das milícias.
 A direção de Tropa de Elite conseguiu usar as cenas de violência apenas onde elas seriam necessárias. Desta vez, vários conflitos foram abordados no mesmo enredo, deixando a trama mais equilibrada.
 Destaco também a escolha do período de lançamento do filme nos cinemas. Tropa de Elite 2 traz uma crítica muito forte ao sistema governamental, e coincidentemente, o filme mostra políticos em ano eleitoral envolvidos na máfia, e, estamos vivenciando este período, que em especial está embolado por conta dos escândalos.
Não vou negar que refleti também sobre isso.
Recomendo a vocês, leitores, vejam o filme e concluam se ele é apenas ficção ou um retrato da realidade.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário