terça-feira, 20 de novembro de 2012

Até que uma rede social os separe



[...] "Fica postando besteira nesse Facebook só pra me irritar. Não me leve a mal, eu não tenho tempo pra lhe dar moral. Tira uma foto e joga no Face dizendo que já vai curtir. Eu não estou nem aí. Não pense que isso vai me atingir".
Fim de relacionamento? Provavelmente.  O trecho acima é de uma música da banda Furacão do forró, lançada recentemente, e  traduz perfeitamente as discussões de término de relacionamento atuais. Em tempos de namoros e casamentos de domínio público, as redes sociais ganharam um papel duplo: cúmplice e 'o' causador da discórdia entre vários casais.

Digamos que a vida dentro da web tornou as relações ainda mais conflitantes. Antes do boom das redes sociais, o relacionamento terminava, o casal devolvia um ao outro as coisas que compartilharam durante o tempo juntos, apagavam seus telefones das agendas e evitavam frequentar os mesmos lugares para esquecer que o outro existia.
Mas, como fazer isso vivendo em um mundo digital onde se tem enésimos amigos em comum nas redes sociais e  onde não é muito difícil descobrir onde, o que, quando, como e com quem estava seu/sua ex-namorado (a)?
Será que a culpa é mesmo das redes sociais ou dos casais que estão atrás de seus gloriosos 15 Kbps de fama?
O Youpix divulgou uma pesquisa da MultiFocus/NetQuest sobre o comportamento dos casais dentro das redes sociais. O resultado aponta para duas situações. A primeira é que boa parte dos entrevistados diz não se importar com a perca da privacidade e revelarem suas intimidades na web.
Na outra ponta estão 62% dos entrevistados pelo Instituto que afirmaram que cada vez mais as pessoas 'curtem' observar a vida amorosa alheia nas redes sociais.
Daí podemos concluir algumas coisas.
# Os relacionamentos quando expostos nas redes sociais dão ibope. Isso é fato. Conte entre seus amigos quantos deles postam fotos juntinhos, fazem declarações de amor e em casos extremos, deixam você atualizado sobre as brigas e DR's.
#Se a exposição dos relacionamentos dá ibope, é porque tem interessados. Bingo! A pesquisa da MultiFocus mostra isso.
#Se os relacionamentos dão ibope e tem interessados, os términos de namoro e atualizações de status para solteiro bombam nas redes. Há quem chegue ao ponto de mudar o status ou escancarar uma briga, como no trecho da música lá no começo do post,  esperando as curtidas.
Ainda há como fugir dessa exposição? Isso vai depender muito do casal. O bom é viver mais a vida a dois no mundo real e rezar para serem felizes, até que a mesma rede social que uniu os separe.


2 comentários:

  1. "Até que a rede social os separe" hauihsauihusiahisa, MELHOR título pro post! E é um fato mesmo, casal em rede social é sinônimo de stalker hahaha. E geralmente a pessoa só encontra o que não quer... :x

    Essa questão de exposição é tenso mesmo, uma das desvantagens dessas redes... acho extremamente irritante quando alguém visivelmente só fala/posta algo pra "ganhar ibope"... pra mim é o cúmulo de querer aparecer. -.-

    Outro ótimo post Nessinha! Mais uma vez, está muito bem escrito e dá vontade de ler mais e mais! Orgulho mesmo. Aguardo o próximo =] (Juh)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por comentários assim que não paro de escrever, Juliana! Pois é,infelizmente tem uma galera tão incorporada pelas redes sociais que fazem de seus relacionamentos um verdadeiro espaço colaborativo , o que tornam as coisas tão superficiais e de domínio público.
      Tem muita gente que acha cool o namoro dar ibope nas redes, mas na vida real acaba deixando muito a desejar.
      Apareça sempre, Juju!!

      Excluir