quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Lembrando o que me tocou em 2011


Fim de ano é tempo de relembrar o ano que tá indo embora, né? Então lá vai um top 15 (?) musical do que mais tocou no meu Last FM, Media Player, Ipod e etc.
Digamos 2011 não foi lá um ano completo, mas em se tratando de música, ótimos discos foram lançados e são deles que irei falar aqui.
1- Vou começar pelo mestre Djavan e o álbum Ária, que foi lançado em 2010, mas que curti bastante durante todo o ano. Particularmente acho um trabalho completo, como remete o nome, e quem teve a oportunidade de conferir o show sabe bem do que eu falo. Destaco a segunda faixa 'Disfarça e Chora'.
2- Vanessa da Mata e sua doçura traduzida no álbum Bicicletas, Bolos e outras alegrias não poderia deixar de estar aqui. Entre tantas músicas que gosto, vou destacar 'Vê se fica bem'.
3- Outro que veio de mansinho e com sua música conquistou seu espaço foi Marcelo Jeneci. Cara parceiros de grandes nomes da nova MPB, Jeneci consegue te envolver com suas canções. 'Felicidade'  é auto explicativa.
4- Muito esperado pelos fãs, Marcelo Camelo em Toque Dela mostrou que pode se virar sem seus Hermanos e fazer a cabeça da galera. Gosto muito de 'Ôô'. O clipe é lindo!
5- Sabe o ditado filho de peixe, peixinho é? Encaixa-se perfeitamente em Anelis Assumpção. Filha do talentoso Itamar Assumpção, Anelis é performática. Ex integrante do grupo Dona  Zica, onde compartilhava os vocais com Talma de Freitas, Andréa Dias e algumas participações de Tulipa Ruiz, Anelis trouxe em seu disco algumas músicas de Dona Zica e outras composições novas. Digo que foi um dos melhores lançamentos do ano. 'Neverland' consegue me tirar do chão.
6- Garotas Suecas. Eleita revelação no VMB faz jus e vai além dos prêmios. Um som com uma pegada retrô mas muito legal é 'Tudo Bem' .
7- Os últimos lugares no ranking vou deixar para bandas do Nordeste. Começo por Wado, que enveredou pelo samba, mas ainda é possível sentir seu manifesto da arte periférica. Samba 808 consegue reunir de forma harmônica grandes participações, é dançante e gostoso de se ouvir. Ultimamente 'Não pára' não sai da minha cabeça.
8- Depois de deixar Cordel do Fogo Encantado Lirinha virou só Lira e mostrou porquê é um dos grandes nomes da música pernambucana. Digo que seu álbum intitulado de Lira tem um quê da psicodelia nordestina. Traz também uma parceria linda com Fábio Trummer, vocalista de Eddie, em 'Ela vai Dançar', que me arrepia toda vez que ouço.
9- Aqui na pontinha, os pernambucanos de Eddie, que fazem um som fantástico e arrebentaram com seu som convidativo a um passeio à beira mar, lançaram Veraneio. Um pouco diferente que o álbum anterior, Carnaval no Inferno, tem tudo para embalar o carnaval nas ladeiras de Olinda e no Mercado Eufrásio Barbosa. 'Veraneio', que é título do novo trabalho te faz sentir a brisa no rosto de um fim de tarde na praia.
10- Por fim e não menos importante, em 2011 também tive o grande prazer de conhecer o som dos Acreanos do Caldo de Piaba.  Mistura dos ritmos regionais do Norte é uma puta banda! Dexavi é uma prova de que as periferias do Brasil produzem som e de ótima qualidade.
Trocando de idioma, vou elencar aqui alguns sons internacionais que me surpreenderam neste ano:
11- Seguindo a ordem vou colocar aqui o I'm With You dos californianos do Red Hot Chili Peppers. 'Factory of Faith' é uma daquelas que onde quer que você ouça irá conhecer os acorder de Flea e a voz de Kieds.
12- A britânica Adele, apontada como sucessora de Amy Wynehouse foi uma que ganhou força depois da inesperada morte de Amy. Não poderia deixar de não falar de 'Someone Like You'
13- Os garotos malucos do Arctic Monkeys conseguiram me provar que ainda é possível sonhar com rock. Vi isso em Suck it and See. Vou dar destaque para 'Brick by Brick' com seus acordes altos sem desdenhar das demais que super merecem serem escutadas.
14- Sabe aquela mistura que você jamais daria um centavo de que daria certo? Foi bem isso que eu pensei quando vi o anúncio de Joss Stone, Mick Jagger, Dammiam Marley, Dave Steawart e A. J. Rahman. Pois bem, o SuperHeavy surpreendeu pela consistência e capacidade de juntar tanta gente heterogênea cantando junto. 'Miracle Worker' é o exemplo dessa mistura que deu certo.
15- Por fim Deixo vocês com Amy, que se foi e deixou um repertório fantástico. Afinal de contas, bem que podemos dizer que o ano foi dela! 'You Know I'm No Good'.
E vc? O que ouviu durante 2011?

Nenhum comentário:

Postar um comentário