quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O txá txá txá vindo do Pará - Carnaval

Ah o carnaval. Quem gosta da festa está aos suspiros uma hora destas pensando no que fez, no que viu e na instiga de começar a programar já o do ano que vem, caso o mundo não acabe em dezembro.
Recife sempre é uma surpresa envolvente durante os dias de folia. Desta vez acabei me dedicando mais aos shows que aconteceram no festival Rec Beat. Muita mistura e propostas musicais muito inovadoras.
Pelo menos em dois dias do festival se falou muito sobre os sons produzidos no Pará e a tendência de dominarem esta década brasileira.
Quem gosta de ficar por dentro do que acontece de novo nas regiões periféricas do país, não vai achar novidade eu falar sobre as misturas musicais da região Norte. Há um tempo venho conhecendo bandas locais e me deparando com uma sonoridade que lembra muito um resgate às verdadeiras raízes da formação brasileira. O resultado disso é Ska misturado com carimbó, lambada com brega, rumba com afrobeat, technobrega com eletrohouse e tudo mais que der para trabalhar na criatividade.
Quem esteve no Rec Beat e conferiu Gang do Eletro e Dona Onete, presenciou duas fases da musica paraense que nem sempre caminham de forma harmoniosa, porém são muito intensas.
Há ainda outros nomes que prometem levar o Pará e toda a região Norte muito além das barreiras que impedem que a realidade musical do Brasil seja conhecida.
Vale navegar por aí e ver um Norte brasileiro além da banda Calypso e do Boi Tatá. É uma vertente nacional que vai lhe dizer muito sobre o [des]conhecimento nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário